Bichinhos de estimação também precisam de um refresco em dias de intenso calor postado por Gran dia 19 de Jan de 2015 às hs.

Os seres humanos vivem reclamando do calor. Para manifestar o sofrimento com as altas temperaturas, os animais costumam ficar mais parados, sem disposição até para comer. Para quem não sabe o que fazer com seu bichinho de estimação nestes dias de termômetros elevados, profissionais deram dicas sobre como cuidar bem de gatos e cachorros nesta estação.


A médica veterinária Marcia Nalim já dá um alerta:


— O ideal é fazer passeios bem curtos, de no máximo 15 minutos, e em áreas planas. Para os bichinhos que já estão acostumados, vale usar aqueles sapatinhos. É bom lembrar que os animais sofrem mesmo com o intenso calor, então é importante que o passeio aconteça até as 10h, ou depois das 16h.


Ainda segundo Márcia, uma outra preocupação dos donos deve ser em relação à hidratação dos bichos:


— É preciso garantir que o animal tenha sempre água fresca por perto. Sugiro a troca da água pelo menos quatro vezes ao dia.


O pelo dos bichos deve ser outro motivo de atenção:


— Se forem animais de pelo longo, o verão é uma ótima estação para a tosa. É preciso ter cuidado com os que têm pelo branco, pois podem desenvolver tumor maligno de pele se ficarem muito expostos ao sol. Além disso, é fundamental que as pessoas não deixem os animais presos dentro de carros. Os bichos sofrem muito com isso, especialmente por causa do calor — disse Marcia, acrescentando que raças como buldog francês, que têm focinho muito pequeno, são as que mais sofrem nesta estação.


O médico veterinário André Carneiro sugere que, além da água, os donos ofereçam algo a mais para hidratar os animais.


— Os bichinhos podem consumir água de coco. Além disso, as pessoas podem misturar fruta com água para fazer uma espécie de picolé para os animais. Caseiro mesmo. Não pode ser feito com frutas cítricas, porque elas fazem mal aos bichos. Mas maçã e morango, por exemplo, podem ser usadas. É só botar fruta dentro da água, deixar no congelador e pronto. Vai ficar parecendo um cubo de fruta, um picolé — disse.


Ainda segundo André, durante o verão é bom que os animais tomem dois banhos por semana, em casa ou em clínicas veterinárias.


Fonte: Jornal O Globo Rio