Dicas para cuidar bem do seu cachorrinho no inverno postado por Gran dia 16 de Jul de 2013 às hs.

danja. / Flickr

danja. / Flickr

Assim como os humanos os animais domésticos também gostam de um aconchego quentinho no inverno. Quando pensamos no inverno logo nos vem em mente à oportunidade de tirar do armário aquele arsenal de roupas bem elaboradas e com muito tecido, pensamos também no delicioso chocolate quente acompanhado de diversas guloseimas. No inverno ficamos mais carentes e necessitamos de contato social com mais frequência, seja para ficar abraçado ou apenas para rir na companhia dos amigos. Pois bem, mas e nossos amigos caninos? Como eles se comportam, o que sentem como gostariam de estar? Será que proporcionamos tudo que eles necessitam ou para eles o inverno é uma época aterrorizante de frio? Pois bem para solucionar esta duvida, segue uma lista com importantes dicas para cuidar bem do seu cachorro.


Tosa

Evite tosar seu animal nos períodos mais frios do ano, crie um calendário anual de tosas que acompanhe as estações do ano, deixando as tosas mais frequentes para o verão. Neste período de preferência para a limpeza a seco do seu pet através de escovações e talcos específicos para estes fins. Lembre-se de que se até nos que não possuímos tantos pelos odiamos aquele frio pós banho, imagine seu cãozinho que tem muito mais pelos e demora muito mais para ficar 100% seco. Lembre-se não faça com ele o que você não faz com você.


Hora de dormir

Verifique se o local onde seu pet dorme está isento de correntes de ar frio e principalmente se está isente de chuva ou orvalho. Fique atento também ao número e tipos de mantas (mais felpudas ou menos de acordo com o tipo de pelos que seu pet apresenta) disponibilizadas para que ele consiga se aquecer de forma adequada. Pense que seu cãozinho já pode estar congelando quando você começar a pensar em se cobrir com mais um cobertor.


Vestimentas

Esse é um requisito delicado de se tratar, afinal todos os cachorros sentem frio, mas nem todos se acostumam com a roupa, principalmente os que possuem muito pelos. Analise a situação minuciosamente atentando para o fato de que os cães com porte menor e consequentemente pelos finos são muito mais sensíveis ao frio e em via de regra quase não se incomodam com roupas, claro desde que elas sejam adequadas. Procure sempre roupas especiais para cães e de preferência para a raça do seu em questão.


Passeios

Quem não gosta de passear no parque em épocas frias, não existe melhor sensação do que o contraste da brisa gelada no rosto com o calor fornecido pelas exuberantes roupas de inverno. Pois bem se seu fiel amigo e escudeiro for lhe acompanhar neste passeio não se esqueça de protegê-los bem e procurar realizar os passeios nas horas mais quentes do dia, nada de passear com ele se estiver chuviscando ou mesmo garoando. Seu fiel amigo pode parecer um verdadeiro anjo, mas não se esqueça que ele é de carne e osso como você e, portanto pode contrair um resfriado e ou dores ósseas. Se possível adicione mais carpetes em sua casa em épocas frias, o excesso de frio pode causar lesões na planta das patas e resultar em sérios problemas ósseos.