Gaiolas para Passarinho postado por Gran dia 15 de Mar de 2012 às hs.

Uma das coisas mais importantes na criação de uma ave é o espaço que ela tem disponível. O ideal para todo criador seria ter a sua disposição um viveiro, mas todos sabemos que isso é impossível a alguns. Mas mesmo sem podermos ter viveiros em casa, devemos cuidar para que o animal tenha uma gaiola compatível com seu tamanho. Uma boa sugestão é a utilização de gaiolas voadeiras. As voadeiras não são tão grandes quanto os viveiros e nem tão pequenas quanto as gaiolas comuns.


Tão importante quanto o espaço, é a manutenção e cuidados com a gaiola. No que se refere à higiene, recomenda-se gaiolas de metal, pois podem ser lavadas facilmente com desinfetante ou álcool. Outro ponto favorável da gaiola de metal é que a gaiola de madeira tem uma porosidade natural que pode acumular fungos e bactérias.


De tempos em tempos é necessários fazer uma limpeza em toda a gaiola. Limpar poleiros, comedouros, bebedouros e as grades. Mas atenção, nunca faça esta limpeza enquanto o pássaro estiver dentro da gaiola, pois a movimentação pode ser bem traumática para a ave.