Saúde Animal - Cuidados com a alimentação postado por Gran dia 28 de Fev de 2012 às hs.

Você sabia que alguns alimentos podem ser perigosos para a saúde do seu bichinho de estimação? Você sabe quais são?


Todo o cuidado é pouco na hora de variar o cardápio do seu mascote. Existem algumas comidas que podem causar mal-estar para o bicho e devem ser evitadas. Conheça os principais alimentos proibidos para cães e gatos.


1. Chocolate: A substância teobromina presente no chocolate age como estimulante e chega a causar extrema excitação nos animais.


2. Abacate: A persina, substância encontrada na polpa, na casca e no caroço da fruta, é a culpa por intoxicar os animais que abusam do alimento.


3. Cebola e Alho: Eles contém alicina, que em gatos e cachorros pode perpetrar um tipo de anemia conhecido como hemolítica (destruição dos glóbulos vermelhos).


4. Ossos: Ao serem mastigados, os ossos, principalmente os cozidos, podem lascar e formar pontas, causando lacerações na boca e no esôfago, quebra de dentes, além de aumentar o risco de infecções bacterianas e obstruções intestinais.


5. Peixe Cru: Algumas espécies de peixe armazenam doses generosas de avidina e tiaminase, que impedem a absorção de algumas vitaminas do complexo B importante para o sistema neurológico do seu animal.


6. Leite: O leite de vaca é péssimo para a saúde dos cachorros pois possui doses grandes de lactose que o animal não consegue processar, resultando em uma diarréia grave.