Compreenda o seu filhote

Puppy with Kitten

Aprenda a compreender o seu filhote!

Oba! Você acaba de decidir que a sua família terá um novo membro, um filhote de estimação. Mas, junto com essa decisão aparecem as dúvidas! Como devo cuidar? Onde ele vai ficar? Que tipo de ração devo comprar? Como vou adestrar?

Não se preocupe demais com isso, pois iremos te ajudar! Confira abaixo dicas e informações importantes para o cuidado com o seu filhote. 
Mas lembre-se sempre: o que os filhotes mais precisam é de carinho. 

Dica 1

O que devo fazer quando receber o meu filhote?
O que devo fazer quando receber o meu filhote?

A primeira coisa a fazer é levá-lo ao seu veterinário de confiança. Se você não tiver um, peça ao criador uma indicação. Leve seu filhote junto com a carteira de vacinação, que deve ter sido entregue pelo criador, e demais documentos para uma consulta. Peça que o veterinário indique qual a ração mais adequada ao seu cãozinho e, se for diferente daquela que ele estava comendo antes, faça a adaptação para a nova ração aos poucos.

Dica 2

Quando posso sair na rua com o meu filhote?
Quando posso sair na rua com o meu filhote?

Só é recomendável sair à rua com o seu filhote após ele ter recebido todas as doses das vacinas. Isso porque só após a última dose é que ele estará totalmente protegido.

Dica 3

Após quanto tempo posso dar banho no meu filhote?
Após quanto tempo posso dar banho no meu filhote?

Banhos só são recomendados após ter sido completado o ciclo de vacinas. Caso o filhote esteja com cheiro forte, podem ser usados lenços umedecidos próprios para cães ou mesmo os de bebês. Para cães com pelo longo, escovações frequentes são bastante eficazes.

Dica 4

Preciso cortar as unhas do meu pássaro?
Preciso cortar as unhas do meu pássaro?

Para a maioria dos pássaros se recomenda cortar o bico, as unhas e até as asas. A frequência depende de cada espécie e atividade. Se você não tem experiência, leve a ave ao veterinário.

Dica 5

Como posso limpar as orelhas do meu gato?
Como posso limpar as orelhas do meu gato?

As orelhas dos gatos devem ser limpas com algodão seco. Evite introduzir cotonetes ou outros objetos, pois podem empurrar os fragmentos para o fundo e os parasitas podem se devenvolver no interior do conduto auditivo.